Se você tem uma doença grave e não pode mais trabalhar, sabe como é difícil enfrentar o INSS para conseguir a aposentadoria por invalidez. Muitos pedidos são negados por erro na documentação, falta de orientação ou perícias médicas superficiais.
🔹 Exemplo Real
Ana (nome fictício) trabalhou como manicure por anos. Quando começou a sentir fraqueza, dormência e manchas na pele, descobriu que tinha hanseníase e não poderia mais exercer sua profissão.
Ela tentou dar entrada na aposentadoria, mas disseram que precisava de muitos anos de contribuição, o que não era verdade! Hanseníase é uma das doenças graves que dispensam tempo mínimo de contribuição, conforme a Lei 8.213/91.
🔹 Por sorte, Ana procurou um escritório especializado. E foi montado toda a documentação de maneira correta para garantir o seu direito. Ela conseguiu o benefício sem precisar recorrer à Justiça!
Agora, imagine quantas pessoas perdem seu direito por falta de informação…
📋 Doenças Graves Que Dão Direito à Aposentadoria Sem Tempo Mínimo de Contribuição
Se você tem alguma dessas doenças e não pode mais trabalhar, não precisa cumprir carência (tempo mínimo de contribuição) para pedir sua aposentadoria por invalidez:
- 🏥 Tuberculose ativa
- 🤲 Hanseníase
- 🧠 Alienação mental grave
- 🎗 Câncer (neoplasia maligna)
- 👀 Cegueira
- 🦼 Paralisia irreversível e incapacitante
- ❤️ Cardiopatia grave
- 🧩 Doença de Parkinson
- 🦴 Espondiloartrose anquilosante
- 🩺 Nefropatia grave
- 🦴 Doença de Paget avançada
- 🦠 HIV/AIDS
- ☢ Contaminação por radiação
- 🏥 Hepatopatia grave
Se sua doença está nessa lista e você não consegue mais trabalhar, você pode ter direito à aposentadoria imediatamente.
O INSS nega milhares de pedidos todos os anos por erros que poderiam ser evitados. Com um advogado especialista, você tem muito mais chances de conseguir seu benefício!
📲 Se precisar de orientação sobre os próximos passos ou tiver dúvidas sobre seu caso, busque um profissional especializado para avaliar sua situação e auxiliar no melhor caminho para garantir seu benefício.